quinta-feira, maio 25, 2006

Que país é esse? Brasil

Que país é este onde encontrar e devolver dinheiro vira notícia?
Para os que encontram e devolvem é motivo de orgulho e dignidade. Para os que conseguem recuperar a quantia após a perda esperança de encontrá-lo considera não mais que obrigação.
Mas me digam, você devolveria um dinheiro encontrado, 7x maior que o seu salário? A Srª Margarida devolveu, o fim do paradeiro do $$$ não se sabe, mas o que se pode garantir é que todas as noites ela descansa tranquilamente.
Será que esta reação é realmente motivo de notícia em jornais e tv´s? Será que não está na hora de cada vez mais refletirmos sobre nossas ações e sobretudo "nos colocar no lugar do outro" ?
A correria do dia-a-dia e a corrente do sistema capitalista, muitas vezes nos faz agir sistematicamente, ou como "manda a maré", e quando percebemos, "já foi / já passou".
Olhemos a nossa volta, olhemos aos acontecimentos diários e corriqueiros, o quanto nos mostram em relação a nossa conduta com o outro, e quanto nossas ações influenciam nas relações sociais, nesta chamada sociedade civil.
E ainda cobremos de política e ética de nossos governantes/representantes. O quanto somos éticos consigo mesmo? E com o vizinho ou com alguém mais velho que está em pé a nossa frente em um ônibus lotado? Ou uma grávida ou uma senhora cheia de sacolas enquanto se está confortavelmente sentado na ignorância e na falta de respeito com o próximo, mas quando se fala em injustiça ou a exigir os seus direitos, é o primeiro a gritar.
Gritar, por que até acontecer a ordem, isso as vezes tarda a acontecer e quando acontece, para outros continua a ser "desordem/baderna".
Falar em direitos está ficando cada vez mais privativo, exigir os mesmos também, pois não se sabe exatamente quais são e muito menos onde começa o seu e onde termina o meu.
Uma sociedade civil muito das vezes organizada em sua desorganização gera ao próximo o sentimento de acomodação, o "esperar para ver". Esperar para ver a notícia de que fulano encontra dinheiro e devolve. E você ainda pensa: "ah se fosse eu".
Alguém ainda tem dúvida de que país é este?

Um comentário:

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»