sábado, julho 07, 2007

O fenômeno

Sabe, hoje cá eu com meus botões, um pouco sentimental mais a ajuda do top 20 que estou ouvindo, e lendo blogs (adoro fazer isso quando estou com tempo e paciência), pensamento vai e pensamento vem... e meio como uma espécie de desabafo, cá estou a escrever.
Vamos juntos: vivemos em uma sociedade puramente capitalista, pura na sua essência, bem lá no fundo do âmago...tanto capital que chega a arder os olhos nos fazendo chorar de tanto amargor que esse fenômeno causa entre as pessoas.
Antigamente, sim, porque hoje neste mundo globalizado, revolucionado com tanta tecnologia - e ações sociais, claro nestes e em tantos outros movimentos - um dos 7 pecados era a avareza, e agora ein, o que podemos dizer, será que as pessoas continuam "guardando", negando de um lado para ter em outra vida? De certa forma sim, mas não que as pessoas, digo as que lutam diariamente para ter algum, negam, ou guardam tal matéria em baixo do colchão...não fazem isso pois mal se quer sabem que fenômeno é este. Sabem sim, que por algum motivo vivem em uma casa erguida com folhas de madeira, por algum motivo vestem roupas usadas, por algum motivo seus filhos não ganham presente no Natal, por algum motivo o outro lado da cidade tem tudo aquilo que eles não tem.
E o que é esse tudo aquilo, ou que fenômeno é este que distingue uma classe, uma raça, uma família, um sentimento, um carinho, um afeto? Que fenômeno é este capaz de vislumbrar o mais cego e causar ira no mais dócil?
Lhes apresento o ator da discórdia: O dinheiro minha gente, capaz de comprar tudo e todos!!!
Tenho um pouco de revolta por viver em meio a tanta falta de aparatos sociais enquanto quem tem sorte, adquire por baldes desse fenômeno um aparelhinho capaz de falar, tirar fotos, ouvir música, enquanto quem não tem tanta sorte assim, faz o que pode para conseguir um pouco, um pouco que seja desse fenômeno para continuar vivo em meio a essa sociedade totalmente dominada e despolitizada por conta deste fenômeno.
Dominada, não tem nem como ficar, pois se não fosse esse fascínio, hoje não estaria aqui a escrever para vós, que sabe lá onde estão!!!
Agora, despolitizada, "esse fenomenozinho", é capaz de cada coisa... ou será o ser humano? Não, porque (acalmem-se, não vou entrar em detalhes, pois este assunto é para outro post) o que a nossa política atualmente se não um domínio total deste fenômeno? Praticamente "quase todos" se jogaram nessa piscina de lama e desprezo, deixando de lado todos os seus ideais antes de chegar lá, ou será que os seus ideais eram justamente estes? Se ver emergido em um mar deste fenômeno!
Santo fenômeno, santa alegria e amarguras que esta única "coisa" é capaz de produzir e gerar dentro de pessoas e sociedades inteiras.
Santo os que continuam a lutar diariamente para continuar a viver em meio a este fenômeno que nos tiram o sono, que nos reduzem a nada, diante de tanto glamour. Santa a que vos fala, por em meio a tanta falta de fenômeno, ainda continuar a lutar com o coração cheio de amor e esperança pela minha vida, e sobretudo a de milhares de pessoas neste mundão a fora.
Não, eu não queria ter este recurso em sobra, pois acho que perderia o brilho dos meus olhos, que me fazem ver tudo com mais alegria e mais ardor... queria sim, ter para não faltar, ter para não ser humilhada e desprezada, mas por outro lado, essa falta me dá lições incríveis, que eu jamais poderia imaginar passar um dia, lições que carrego comigo, que será parte da minha história de vida, e quem sabe, outros não terão que ser desprezados por isso.
Ah como espero por uma sociedade assim..... sempre irei esperar, por mais sonho que seja.... este é o meu sonho.
Menos desigualdade entre os seres humanos, menos diferença entre as raças, mais harmonia, respeito e sobretudo muito, mas muito mais amor....antes que este fenômeno nos seguem e nos sequem por completo
.

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Fabi's... Digamos q eu estava em um momento de preguiça pra ecsrever, por conta do mestrado. Se quiser, eu escrevos alguns insights q beiram a bobice em www.fotolog.com/nelton

Mas, por acaso, como vc me conheceu?

Sofia disse...

Olá,
Obrigada pela visita lá no Longas Cartas.
Abraços,

Ana Carolina disse...

Você sempre sensacional no que escreve neh?!...
Seus textos são inspirações para mim... Adoro ler!!!
Parabéns flor!!! Cada dia melhor e mais sensacional!
Beijinhos...
Saudades...

. fina flor . disse...

É, querida, acho que ter para não faltar é um bom caminho.

E você tem toda razão, essa coisinha, esse pedaço de papel transforma as pessoas.

beijos e obrigada pelas vistas que tem feito ao canteiro. Seja sempre bem vinda por lá.

Não vim aqui, antes, por pura falta de tempo e porque fiquei sem Internet uns dias.

beijos e boa semana

MM

. fina flor . disse...

Querida, passei apenas para deixar uma beijoca

MM

🤔 disse...

Muito bom esse tópico!

Bj!